quinta-feira 5, setembro, 2024
HomeDestaqueIPREVITA TEM MEMBROS APROVADOS NA PROVA DE CERTIFICAÇÃO RPPS

IPREVITA TEM MEMBROS APROVADOS NA PROVA DE CERTIFICAÇÃO RPPS

IPREVITA investe em cursos de capacitação e incentiva a participação em seminários e congressos, e tem retorno acima da expectativa.

 Até o mês de março do corrente ano, 22 membros do total de 26 da estrutura técnico-administrativa do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itapemirim (IPREVITA), dentre eles: Diretores, Servidores, Membros do Comitê de Investimentos e Membros dos Conselhos de Administração e Fiscal (titulares e suplentes), foram aprovados no Exame de Certificação Profissional de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

A respectiva certificação é uma das exigências prevista na Lei nº 9.717/1998 e na Portaria nº 1.467/2022 – que dispõe sobre as regras gerais para organização e o funcionamento dos RPPS da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Além da exigência da Certificação Profissional RPPS, os membros precisam ter comprovada experiência no exercício de atividade nas áreas financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização ou de auditoria; formação acadêmica em nível superior, entre outras exigências.

É importante ressaltar que os Membros da Estrutura Técnica Administrativa do IPREVITA possuem ainda a Certificação da Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais – ANBIMA, conhecido como CPA – 10 e também a Certificação CGRPPS – Programa de Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social da APIMEC – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais, assim distribuídos: 03 possuem a CPA-10 e 06 possuem a CGRPPS. “A CPA-10 é destinado aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento. Já o CGRPPS visa comprovar a qualificação técnica necessária dos profissionais que atuam nas instituições de previdência estadual e municipal” informou a Diretoria Executiva do IPREVITA.

Essas certificações, além de serem requisitos estabelecidos na lei, também se constituem em uma condição para o exercício desses cargos e funções, tendo como objetivo o aperfeiçoamento do processo de escolha dos profissionais e a melhoria no desempenho de suas atribuições. “Os critérios relativos aos antecedentes, à certificação e habilitação técnica alcançam também os membros dos Conselhos Deliberativo/Administrativo e Fiscal e dos membros do Comitê de Investimentos dos RPPS” detalhou, ainda, a Diretoria Executiva do IPREVITA.

Outro ponto a ser destacado é que a Certificação Profissional RPPS, passou a ser requisito para emissão/renovação do CRP – Certificado de Regularidade Previdenciária, exigido quando o Município se propõe a firmar convênio e/ou receber recursos da União.

PREVISÃO DO TEMPO

Itapemirim
céu limpo
21.1 ° C
21.1 °
21.1 °
91 %
4.1kmh
0 %
qui
26 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
25 °
seg
25 °

Leia Também