No último dia 08, o Conselho de Administração do IPREVITA aprovou a proposta de Política de Investimentos para o exercício de 2024. O documento foi encaminhado no dia 04 de dezembro e apresentado pela Diretoria Executiva no dia 08/12 para deliberação e votação dos membros do Conselho.
A Política de Investimentos trata das diretrizes para aplicação dos recursos previdenciários do IPREVITA no mercado financeiro. Após a aprovação do Conselho, a Política de Investimentos segue para aprovação do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) para a renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), documento que garantirá o repasse de verbas da União para o Município de Itapemirim.
A Política de Investimentos do IPREVITA está embasada em cinco pilares: segurança, rentabilidade, solvência, liquidez e transparência, tendo como objetivo principal o equilíbrio financeiro-econômico-atuarial entre seus ativos (direitos) e passivos (obrigações), respeitando os limites estabelecidos nas normas do Conselho Monetário Nacional e do Ministério do Trabalho e Previdência.
O IPREVITA definiu como meta de rentabilidade para 2024 o resultado equivalente a uma taxa de juros mínima de 5,18% ao ano, acrescida da variação do IPCA para o mesmo período. A Política de Investimentos contém o ‘princípio da transparência’ e qualquer segurado do Regime Próprio de Previdência do Município de Itapemirim poderá observá-la acessando a página eletrônica do IPREVITA, no link “investimentos”, e acompanhar os relatórios mensais da rentabilidade dos recursos.