RECADASTRAMENTO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO IPREVITA RETORNA EM OUTUBRO/2021

0
127

O recadastramento anual dos aposentados e pensionistas junto ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itapemirim (IPREVITA) retorna em OUTUBRO/2021. O trâmite estava suspenso desde abril de 2020, em decorrência da pandemia.

Os aposentados e pensionistas segurados pelo IPREVITA precisam realizar a Prova de Vida anualmente, sempre no mês de ABRIL, com o intuito de evitar o bloqueio de seus proventos. Trata-se de um procedimento administrativo obrigatório, que visa evitar pagamentos indevidos de benefícios, além de atualizar os dados cadastrais dos beneficiários. No ato da Prova de Vida, o beneficiário deverá levar um documento de identidade com foto, recente e legalmente aceito, bem como um comprovante de residência não inferior a 03 (três) meses.

O recadastramento é feito de três formas, presencial, por representante legal e/ou por agendamento (visita domiciliar).

ATENDIMENTO PRESENCIAL

Os aposentados e pensionistas que optarem por fazer o recadastramento presencial devem comparecer à sede do IPREVITA, localizado à Rua Padre Otávio Moreira, 188, no Centro de Itapemirim (em frente ao BANESTES), das 08:30 às 11:30 ou de 13:00 às 16:00.

POR REPRESENTANTE LEGAL

Para o segurado que, por motivo de saúde, ficar impossibilitado de comparecer pessoalmente, poderá recorrer a um representante legal, portando um instrumento público de procuração (emitido há menos de 12 meses) e um documento oficial de identidade (com foto).

VISITA DOMICILIAR

O IPREVITA garante o direito dos aposentados e pensionistas que se encontrem acamados de realizarem o recadastramento em sua casa, por meio de visita domiciliar, quando domiciliados no Município de Itapemirim ou de Marataízes. Entretanto, há a necessidade que o segurado realize o agendamento previamente, através dos canais IPREVITA de comunicação.

FORA DO PAÍS – O aposentado ou pensionista residente fora do País deverá enviar ao IPREVITA, por via postal com Aviso de Recebimento: Formulário de Prova de Vida devidamente preenchido (Clique aqui); comprovante de residência; Documento de Identificação com foto; CPF (Cadastro de Pessoa Física); e Declaração de Vida expedida pela Embaixada ou pelo Consulado do Brasil no país onde tenha fixado residência.

ATENÇÃO – O aposentado ou pensionista que não realizar a Prova de Vida no mês de OUTUBRO/2021, terá o seu benefício automaticamente bloqueado no mês subsequente, em conformidade com o Art. 99-A, § 1º, da Lei Municipal nº 2539, de 30 de dezembro de 2011.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone do IPREVITA: (28) 3529-6151.