IPREVITA COMPLETA 20 ANOS DE CRIAÇÃO

0
337

Criado com a missão de proporcionar aposentadorias e pensões aos servidores públicos municipais de Itapemirim, o IPREVITA, no dia 31 de dezembro de 2021, completa 20 anos de existência, com bons motivos para se orgulhar.

Antes de 2001, o Município de Itapemirim encontrava-se na preocupante situação de inexistência de algum vínculo previdenciário, o que gerava déficits e insegurança quanto ao futuro previdenciário dos Servidores.

A autarquia previdenciária foi fundada em 2001, tendo como fonte de recursos as contribuições dos Servidores e as do Município de Itapemirim – Prefeitura, autarquia SAAE e Câmara Municipal. Atualmente, tem a gestão de um patrimônio superior a R$ 230.000.000,00, aplicados no mercado financeiro, o que proporciona recursos para garantir os benefícios futuros aos segurados.

A tarefa do IPREVITA é muito importante. Atualmente, envolve mais de 160 aposentados e 97 pensionistas, além de sua estrutura administrativa, que possui 08 servidores efetivos para cuidar de sua gestão.

O principal motivo para comemorar os 20 anos do IPREVITA é o fato de o instituto estar sob o comando dos servidores. Os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal são escolhidos dentre os servidores ativos e inativos, através de eleição direta por seus pares, que atuam voluntariamente, não recebendo qualquer vantagem pecuniária pelo exercício da função.

Já os diretores executivos são escolhidos, dentre os Servidores, pelos membros do Conselho de Administração e Fiscal, e nomeados pelo Prefeito Municipal para mandato de três anos, admitidas reconduções.

O IPREVITA teve uma grande guinada administrativa em 2013, quando foi realizado o seu primeiro concurso público para preenchimento dos cargos públicos recém-criados. 05 servidores foram empossados e deram uma nova arquitetura na gestão da autarquia, com o desenho de novos processos, aumento de governança e o esforço para o aumento de receitas, entre outras ações.

COMPROMISSO

O IPREVITA compromete-se a manter e conduzir seu relacionamento de prestação de serviços e atendimentos de maneira que haja satisfação para todos os seus segurados, sempre em busca da excelência.

MISSÃO

Administrar o Regime Próprio de Previdência Social do município de Itapemirim, a partir de uma gestão humana, participativa, transparente e com tecnologia atualizada.

VISÃO

Ser um referencial de equilíbrio previdenciário no âmbito municipal.

META

Difusão da Cultura Previdenciária no Município de Itapemirim.