Cuidado com a Pressão

0
23

Conheça os riscos da hipertensão e como prevenir

A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, é considerada uma doença silenciosa, pois na maioria dos casos não são observados quaisquer sintomas. Quando estes ocorrem, são vagos e comuns a outras doenças, tais como: dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjôos, falta de ar e sangramento nasais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a incidência de hipertensão no Brasil é atualmente de 35% da população a cima de 40 anos. Isso representa, em números, um total de 17 milhões de portadores da doença.

Como a hipertensão é uma doença assintomática, a pressão deve ser aferida regularmente mesmo nas pessoas aparentemente livres da doença. Vale ressaltar que mesmo com as dicas descritas abaixo que podem auxiliar na diminuição da incidência da doença, algumas pessoas precisam tomar medicamentos para controlá-la.

Caso a pessoa hipertensa não tome a medicação corretamente, aumenta o risco de problemas cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular do tipo derrame cerebral, por exemplo.

Medidas simples podem ser úteis no controle da hipertensão arterial:

· Moderação da ingestão de alimentos ricos em sal e bebidas alcoólicas;

· Aumento na ingestão de alimentos ricos em potássio (banana, maçã, tomate, laranja);

· Prática regular de atividade física, no mínimo, 1 hora, 3 vezes na semana;

· Aumento do consumo de verduras, legumes, frutas e alimentos integrais durante as refeições;

· Evitar uso de medicamentos que possam elevar a pressão arterial, como anticoncepcionais orais e antiinflamatórios.

FONTE: IPAMV